Blog

Fique por dentro das novidades!

4 dicas para uma reunião mais produtiva

29 de março de 2017

As reuniões constituem importante papel no cotidiano de diversas empresas, sendo consideradas muitas vezes essenciais.

O problema atualmente está na conotação negativa que as reuniões estão ganhando por parte dos funcionários. Dentre as reclamações está o exagero de reuniões sem produtividade, que atrapalha a rotina do colaborador.

A solução então seria banir as reuniões do mundo corporativo? Claro que não! Para você realizar reuniões cada vez mais produtivas e assertivas, separamos quatro dicas fáceis de implantar.

Pense no objetivo

Identifique o objetivo da reunião e não deixe de informar todos os participantes com antecedência sobre o assunto que será tratado. Isso evita encontros desnecessários e possibilita que os colaboradores cheguem preparados.

Duração

Fuja de reuniões extremamente longas e cansativas. Uma reunião produtiva pode ser realizada em até 30 minutos, no entanto, todos devem ser objetivos e estar envolvidos. Tenha em mente o tempo que deseja gastar e mantenha o foco no objetivo.

Se possível, opte pelo período da manhã, pois os colaboradores estão dispostos e com a cabeça fresca.

Número de participantes

Geralmente, em uma reunião, esperamos que todos expressem seu ponto de vista, sem perder o foco.  Por isso, é importante convocar apenas pessoas que são de fato, necessárias. Prefira grupos enxutos para tomada de decisões objetivas.

Resumo para relembrar

Outra sugestão válida é escolher uma pessoa para que ao fim da reunião amarre tudo que foi discutido e analisar se o objetivo foi alcançado. Passar esse resumo para os outros participantes também é bom para todos relembrarem o que foi discutido.

Com as nossas dicas, um pouco de disciplina e colaboração suas reuniões serão produtivas e com muita qualidade!

VOLTAR

RB na Rede

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades!

Também estamos nas redes sociais ;]

FAÇA UMA COTAÇÃO
com nossos consultores
X

Esqueci a senha

X

Faça uma cotação!