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A crise é um momento delicado para as empresas. Muitas se veem forçadas a repensar suas estratégias, buscar alternativas e cortar custos. Naturalmente, esse contexto gera tensão entre as equipes e o RH surge como uma forma de tentar reduzir os efeitos da recessão.

Reforçar as relações de confiança por meio da transparência é a melhor saída. A comunicação interna deve estar muito alinhada para evitar fofocas ou mal-estar coletivo e ainda transmitir segurança e motivação às equipes. O RH pode compartilhar o momento enfrentado e expor as novas estratégias, metas e até mesmo o posicionamento da empresa em relação aos cortes.

O papel da gestão de pessoas em momentos de crise deve estar sempre focado em estimular um ambiente de criatividade, inovação e comprometimento entre os colaboradores.

Além disso, o RH conta com outra função importantíssima nesse momento: identificar os reais talentos da empresa e conseguir implantar práticas de reconhecimento para retê-los, sem afetar o orçamento da companhia. Segundo o Guia Salarial 2017, a principal estratégia para retenção de talentos são promoções internas, seguido de trabalho flexível.

Para ultrapassar esse quadro de incertezas, o RH deve destinar sua energia para oferecer um trabalho qualificado de comunicação e investir em estratégias para o desenvolvimento pessoal e organizacional. Com a estratégia certa é possível atingir bons resultados mesmo diante dos obstáculos.

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