Blog

Fique por dentro das novidades!

Gestão de benefícios: como manter um RH organizado

9 de novembro de 2018

Como forma de manter um RH mais organizado, a gestão de benefícios de uma empresa pode ser uma peça chave para obter excelentes resultados, aumentando produtividade e motivação.
Nem sempre unir a rotina administrativa da gestão de pessoas com ações estratégicas é uma tarefa fácil. Mas é, sem dúvida, necessária.
A opção dos benefícios de uma empresa, além de ajudar na redução do turnover, contribui para um clima organizacional positivo, fazendo com que as pessoas sintam-se parte importante do seu local de trabalho.
As vantagens também contribuem na questão econômica, gerando economia nos tributos a serem pagos e nas questões fiscais, como é o caso do cartão alimentação, sem contar na comodidade que os cartões de benefícios trazem aos colaboradores.

Tenha políticas claras de benefícios

Se tem algo que preocupa o trabalhador com certeza está entre os benefícios oferecidos pela empresa. Por isso, é necessário deixar bem claro logo na contratação as políticas de benefícios e os direitos ofertados.
É importante também que o trabalhador saiba em qual nível de benefícios ele está enquadrado. Geralmente, os benefícios mais comuns como vale transporte e vale refeição são incluídos para uma parcela maior da empresa. No caso do plano de saúde, por exemplo, ele é oferecido de acordo com o cargo ou função.

Planeje e invista na tecnologia

Antes de elaborar um plano de benefícios, é necessário que o RH faça um planejamento estratégico dos benefícios com atenção ao que a lei diz.
Gerenciar as questões administrativas da área pode consumir um vasto tempo e pensar efetivamente na gestão de pessoas pode acabar ficando em segundo plano.
Além disso, a tecnologia é algo muito importante no quesito de um RH organizado e eficiente. Com ela, é possível automatizar processos internos e até mesmo terceirizá-los.
Por isso, o necessário é planejamento e buscar como alternativa para facilitar o gerenciamento de pessoas e, principalmente, dos benefícios, o uso de uma empresa específica no assunto.

Defina suas metas e o retorno esperado

Quando falamos da gestão de benefícios precisamos definir algumas metas e o retorno que elas trarão. Por isso é necessário medir com os colaboradores como eles avaliam o benefício, por meio de pesquisas.
Através desse retorno, é possível verificar se o investimento feito está gerando resultado ou se é necessário reavaliar a gestão.
Com isso, o investimento em políticas de benefícios além de promover qualidade de vida melhora as receitas da empresa. Não deixe de investir em algo que promoverá o bem-estar da sua empresa e consequentemente, dos seus colaboradores!

VOLTAR

RB na Rede

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades!

Também estamos nas redes sociais ;]

FAÇA UMA COTAÇÃO
com nossos consultores
X

Esqueci a senha

X

Faça uma cotação!