Blog

Fique por dentro das novidades!

Dinâmicas de grupo para motivar colaboradores

12 de julho de 2017

Já comentamos anteriormente a importância de manter seus colaboradores motivados. Dentre as diversas possibilidades, a dinâmica de grupo, velha conhecida do sistema de recrutamento e seleção, vem sendo adotada por muitas companhias. Além da motivação, as elas auxiliam o desenvolvimento de competências, melhoram o relacionamento interpessoal, aceleram os resultados e reduzem o turnover.

Ainda assim, apenas as dinâmicas podem não ser o suficiente para melhorar todo o ambiente de trabalho. É preciso compreender qual técnica combina com o perfil da companhia e também como aplica-las.

Segundo uma pesquisa realizada pela The Go Games, empresa especializada em dinâmicas de motivação, as imersões são mais efetivas para a geração dos Millennials (pessoas entre 21 a 40 anos) e são mais aplicadas em empresas de Gestão de Projetos, Operações e Serviços Administrativos e Marketing.

Que tal adotar essa técnica e melhorar o engajamento da sua equipe? Para te inspirar, trouxemos três dinâmicas simples e muito eficazes. Confira e comece a investir em ações motivacionais.

Dinâmica 1 – O Desafio

Objetos necessários: Caixa de bombom embrulhada com papel preto.

Divida as pessoas em dois grupos iguais e as posicione em círculo. Entregue a caixa e explique que dentro dela possui um grande desafio a ser cumprido. Você vai colocar uma música animada e quando a música parar, quem estiver com a caixa na mão terá de cumprir o desafio.

Quando a música parar explique que há uma nova regra. Quem ficou com a caixa pode passá-la para outra pessoa do seu grupo e isso pode ocorrer no máximo três vezes. Por fim, quando chegar até a pessoa que vai cumprir o desafio, ela vai desembrulhar a caixa e vai notar que se trata de uma caixa de bombons e o desafio é comer à vontade! Com esse desfecho a lição é que é melhor encarar os desafios com coragem do que passar para os outros.

Dinâmica 2 – Quem sou eu?

Objetos necessários: fita crepe, canetas e papel.

Cole uma folha de papel nas costas dos participantes e peça que cada pessoa do grupo escreva uma qualidade e uma característica que o colega de trabalho precisa melhorar. No final, todos os integrantes sentam e discutem sobre o que foi escrito. Essa dinâmica é muito simples e a discussão pode ser extremamente enriquecedora.

Dinâmica 3 – Ilha do tesouro

Objetos necessários: caixa de bombons e folhas de jornal.

Separe o grupo em duplas e peça para cada uma ficar em cima da folha do jornal. Do outro lado da sala coloque a caixa de bombom. Explique que cada grupo precisara chegar até o prêmio sem pisar no chão ou rasgar o jornal.

Só é possível chegar ao outro lado se uma dupla convidar a outra para subir em seu jornal, em seguida colocar o jornal vazio mais adianta e assim até chegarem à caixa de bombom.  A dinâmica mostra a importância do trabalho em grupo e do pensamento “fora da caixa”.

VOLTAR

RB na Rede

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades!

Também estamos nas redes sociais ;]

FAÇA UMA COTAÇÃO
com nossos consultores
X

Esqueci a senha

X

Faça uma cotação!