Blog

Fique por dentro das novidades!

3 perguntas sobre Vale Transporte

9 de agosto de 2017

A gestão do benefício pode ser feita de forma simples e com redução de custos para a empresa, sem prejudicar seu colaborador

Segundo o Governo Federal, o Sistema de Transporte Coletivo atua na mobilidade de mais de 30 milhões de brasileiros diariamente. Para quem usa ônibus, trem ou metrô para ir ao trabalho, o vale transporte é essencial.

Mas mesmo sendo um benefício obrigatório, empresas e colaboradores ainda ficam em dúvida de como essa concessão funciona. Listamos as 3 principais perguntas sobre o vale transporte para facilitar seu entendimento sobre o assunto. Confira como a Gestão de Vale Transporte da RB Serviços pode auxiliar na redução de custos da sua empresa!

Todos os trabalhadores têm direito ao vale transporte?

Sim. O vale transporte é obrigatório e garantido pela lei N° 7.619, de 16 de dezembro de 1985, e deve ser oferecido aos colaboradores que utilizam o transporte coletivo, seja urbano, intermunicipal ou interestadual, para o deslocamento da sua residência ao trabalho e vice-versa.

A empresa só não é obrigada a fornecê-lo quando o colaborador utiliza outros meios para se locomover, como carro, lotação ou no caso da própria companhia fornecer algum transporte entre a residência e o local de trabalho.

O benefício pode ser descontado em folha de pagamento?

Não. O vale transporte é um benefício, e não entra nos cálculos de FGTS, INSS e nem imposto de renda. Também é bom lembrar que, caso o colaborador trabalhe em dias extras, ele tem direito a receber, além do salário, o valor do vale transporte.

Para ter direito ao auxílio, o colaborador deve informar ao empregador seu endereço residencial e os transportes que ele utiliza. Caso ele preste alguma informação falsa ou use indevidamente o benefício, ele pode ser dispensado por justa causa, segundo os termos do artigo 482 da CLT.

A empresa pode descontar o vale transporte do colaborador?

Sim, desde que o valor esteja de acordo com a lei. Segundo a legislação, o desconto máximo é de 6% do total do valor do salário – desconsiderando horas extras, comissões e bonificações. No entanto, muitas empresas descontam um valor mínimo apenas para o cumprimento da lei.

Faça a gestão de Vale Transporte com quem mais entende do assunto

A RB Serviços possui as melhores soluções para fazer a gestão de benefícios. Somos especializados em Gestão de Vale Transporte, com distribuição em todo território nacional.

Para auxiliar na redução de custos em até 35%, oferecemos uma ferramenta eficiente, que realiza otimiza o pedido mensal do vale transporte, sem alterar a rotina do funcionário. Com a Gestão Inteligente, a compra de créditos mensais se baseia apenas na quantia necessária para garantir o trajeto do colaborador, evitando o acúmulo de créditos e o mau uso do benefício.

Conheça todas as soluções que só quem é RB possui e otimize a gestão de benefícios da sua empresa! Agende um contato personalizado.

VOLTAR

RB na Rede

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades!

Também estamos nas redes sociais ;]

AGENDE UM CONTATO
com nossos consultores
X

Esqueci a senha

X

Agende com um de nossos consultores de vendas!